No dia 19/01/2021, O SEEB esteve no Hospital Tereza de Lisieux para apurar as denúncias de lactantes trabalhando em locais insalubres e a falta de um espaço para o descanso dos enfermeiros do setor de bioimagem. Conversado com a Gerente de enfermagem interina, Gerente administrativa da bioimagem e a Diretora médica que se comprometeram em reorientar a equipe sobre o revezamento e organizar a logística para que os enfermeiros descansem no espaço já existente no hospital. Quanto as lactantes laborando em local insalubre, a direção informou que todas as gestantes e lactantes foram afastadas de acordo com a previsão da lei.
O SEEB ratifica que a empregada gestante/lactante, que labora em local insalubre, em qualquer grau, deve ser afastada das atividades
ou relocada para um setor de menor risco sem prejuízo da remuneração, conforme o art. 394A da CLT.
Quanto a falta de um conforto para o descanso dos enfermeiros, está em tramitação no Congresso Nacional, o PL 4998/16 que dispõe sobre um espaço com condições dignas de repouso para toda equipe de enfermagem. O esgotamento físico provocado pelas longas jornadas de trabalho da categoria, influencia diretamente na qualidade da assistência prestada ao paciente.