O Seeb realizou hoje, dia 26/03, uma visita na OSID (Hospital Santo Antônio). Os diretores Lúcia Duque e Vinícius Chagas, foram até a unidade para apurar as denúncias referentes a assédio moral, suspensão de trocas de plantão, mudança na configuração das escalas de trabalho e excessivos atos punitivos como advertência e suspensão sem dialogar com os trabalhadores.
Conversado com a gestão sobre a necessidade da melhoria da comunicação entre coordenação e as(os) Enfermeiras (os), com a realização de um programa educativo sobre o assédio moral e a sensibilização da liderança mediante as demandas trazidas pelos profissionais a fim de minimizar os riscos devido à fragilidade da categoria frente a pandemia.
Foi alertado quanto a persistência das denúncias e caso isso ocorra, as mesmas serão tratadas no MPT.
Em relação as escalas, a gestão deve comunicar com bastante brevidade as mudanças de turnos para que a categoria possa se programar, até porquê a maioria possui dois vínculos de trabalho e agindo dessa forma se evitam faltas e consequentemente as dobras de serviço, que causam sobrecarga e adoecimento a trabalhadora (or).
Estaremos atentas/os!