SEEB repudia decisão do Governo do Estado de privatizar o HEOM e implantar gestão via Organização Social

SEEB repudia decisão do Governo do Estado de privatizar o HEOM e implantar gestão via Organização Social

Decisão do Governo do Estado prevê a implantação da gestão via Organização Social. (Foto: reprodução/A Tarde)
Decisão do Governo do Estado prevê a implantação da gestão via Organização Social. (Foto: reprodução/ A Tarde)

Em decisão publicada no Diário Oficial, na última sexta-feira, 02, o Governo do Estado anunciou a privatização da gestão do Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM). O projeto, que foi apresentado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), prevê implantação da gestão via Organização Social.

O HEOM está em crise com o desabastecimento de medicamentos e insumos. O Hospital, que é referência no tratamento de doenças pulmonares, está com as internações reduzidas. Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde), a capacidade total de atendimentos é de 217 leitos, no entanto, só estão sendo atendidos 90.

Além da privatização do Hospital, outro agravante é a gestão via Organização Social. A saúde pública não deve ter suas principais obrigações entregues a Organizações Sociais, independente de quais sejam. Os cuidados com os SUS são de responsabilidade do Estado e este precisa gerir estas instituições de forma íntegra e justa, para que os usuários não sofram as consequências.

O sucateamento do HEOM e do SUS fazem parte de uma medida do Governo do Estado para dar aval à política de privatizações, o que prevê o enfraquecimento do Sistema Único de Saúde, a perda para o trabalhador e também pro usuário.

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Saúde repudia tal ação e acredita que instituições de saúde devem ser fortalecidas e não transformadas em balcões de negócios. A decisão, arbitrária e unilateral, não foi levada para discussão no Conselho Estadual de Saúde (CES), o Secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas, ignorou a opinião dos trabalhadores e usuários e levou adiante a deliberação, visando apenas o beneficiamento de empresas privadas.

O SUS é de todos, o HEOM é da população! Não iremos permitir que a saúde sofra mais esta perda. Iremos lutar, participaremos de manifestações e assembleias, precisamos que os governantes enxerguem a saúde como prioridade e busquem melhorias viáveis, ao invés de apenas fechar os olhos para a situação e optar pela privatização. Juntos somos fortes!

Agenda da Semana

Agenda SEEB 15 a 19 de Junho

22/06

 (Segunda)

(11:00) Reunião do Fórum Nacional de Enfermagem.

23/06

(Terça)

Recesso junino

24/06

(Quarta)

Feriado

25/06

(Quinta)

Agenda Interna

26/06

(Sexta)

(09:00) Roda de conversa com alunos da graduação da EEUFBA

(Sábado) 

Confira também!

PAUTA PARA NEGOCIAÇÃO COLETIVA COM OS SINDICATOS PATRONAIS – 2026/2027

LISTA DE ENFERMEIROS/AS DAS OBRAS SOCIAIS IRMÃ DULCE