
O Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (SEEB), vem por meio desta nota repudiar a ação de 22 médicos do Hospital Geral de Vitória da Conquista. No início desta semana, os profissionais assinaram um documento solicitando que os Enfermeiros e profissionais de outras áreas da saúde não possam dividir o espaço de descanso com os médicos.
No abaixo assinado que foi enviado ao Sindicato, os médicos afirmam que “a enfermagem se apoderou de vez dos confortos” e eles, por sua vez, estão sendo “tratados como intrusos”. Ainda no documento, os médicos questionam o por quê de precisarem dividir o espaço. “Não entendemos o motivo de ter que dividir os confortos, como já diz o próprio nome – conforto médico – com profissionais de outras áreas”.
Segundo o portal de notícias “Blog da gente”, o espaço do conforto é compartilhado desde a gestão de Felipe Magalhães, pois o hospital não tem outra estrutura de descanso voltada aos profissionais da enfermagem.
O SEEB se posiciona totalmente contra a esta postura. O espaço da saúde é livre, uma vez que não existem outros espaços para descanso. É preciso lembrar que todo e qualquer funcionário tem direitos dentro da instituição e não iremos aceitar posições arbitrárias, egoístas e hierárquicas. Todos devemos trabalhar juntos, sejamos Enfermeiros, técnicos ou médicos, pelo bem comum, que, neste caso, é a saúde do nosso Estado.
O Sindicato irá acompanhar o caso e, a depender do desdobramento, procuraremos medidas jurídicas para reverter a situação.
Diretoria do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia, 25/11/2016.