Sala de tomografia é inaugurada no Hospital Martagão Gesteira

Sala de tomografia é inaugurada no Hospital Martagão Gesteira

Funcionários, autoridades e pais do Hospital da Criança Martagão Gesteira participaram nesta terça-feira (14) da inauguração da sala de tomografia do hospital. O espaço, localizado próximo ao ambulatório geral da instituição, passou por adequações estruturais. O projeto, avaliado em R$ 1,7 milhão, é fruto de um convênio firmado com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e vai oferecer suporte diagnóstico a cerca de 500 crianças por mês, um total de 6 mil crianças anualmente.

O tomógrafo, um Aquilion CXL de 128 canais, é o primeiro em todo o Estado a oferecer mecanismo de radiação reduzido, próprio para crianças. A primeira beneficiada foi a pequena Mikaele, de apenas 1 ano, que realizou o exame na manhã de terça (14). Segundo o pai da paciente, a busca pelo exame já durava 5 meses e vai permitir o diagnóstico apropriado para o tratamento da filha.

tomografia_martagao
Foto: Divulgação

Com o tomógrafo, o Hospital Martagão Gesteira poderá oferecer mais rapidez no diagnóstico e tratamento do câncer infantil, especialmente crianças portadoras de tumores do Sistema Nervoso Central, reduzindo a fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). O equipamento também permitirá melhor investigação diagnóstica das crianças cardiopatas, além de ser pré-requisito para implantação do serviço de transplante hepático, grande projeto do Martagão para o ano de 2014.

O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, visitou o espaço e parabenizou a equipe do Martagão, reforçando a importância da instituição para a saúde de milhares de crianças. Solla foi homenageado pela equipe do Martagão, por ter viabilizado, ao longo do mandato, importantes projetos, a exemplo do 600 Corações, que permitiu zerar a fila de crianças à espera de cirurgias cardíacas.

*Ascom HMG

 

Agenda da Semana

Agenda SEEB 15 a 19 de Junho

15/06

 (Segunda)

(08:30) Audiência com o Hospital Aristides Maltez na 24 VT de Salvador-Ba.
(16:00) Reunião do Fórum Nacional de Enfermagem.

16/06

(Terça)

(09:00) Reunião com a SESAB.
(14:00) Reunião da CISTT Feira de Santana-Ba.
(15:00) Reunião com a Rede Do’r e com IGH.

17/06

(Quarta)

(14:00) Reunião do CMS de Salvador.

18/06

(Quinta)

(16:00) Reunião com a FJS.

19/06

(Sexta)

Agenda Interna.

Recesso de São João- 22/06 a 24/06

(Sábado) 

Confira também!

PAUTA PARA NEGOCIAÇÃO COLETIVA COM OS SINDICATOS PATRONAIS – 2026/2027

LISTA DE ENFERMEIROS/AS DAS OBRAS SOCIAIS IRMÃ DULCE