Funcionários, autoridades e pais do Hospital da Criança Martagão Gesteira participaram nesta terça-feira (14) da inauguração da sala de tomografia do hospital. O espaço, localizado próximo ao ambulatório geral da instituição, passou por adequações estruturais. O projeto, avaliado em R$ 1,7 milhão, é fruto de um convênio firmado com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e vai oferecer suporte diagnóstico a cerca de 500 crianças por mês, um total de 6 mil crianças anualmente.
O tomógrafo, um Aquilion CXL de 128 canais, é o primeiro em todo o Estado a oferecer mecanismo de radiação reduzido, próprio para crianças. A primeira beneficiada foi a pequena Mikaele, de apenas 1 ano, que realizou o exame na manhã de terça (14). Segundo o pai da paciente, a busca pelo exame já durava 5 meses e vai permitir o diagnóstico apropriado para o tratamento da filha.
Com o tomógrafo, o Hospital Martagão Gesteira poderá oferecer mais rapidez no diagnóstico e tratamento do câncer infantil, especialmente crianças portadoras de tumores do Sistema Nervoso Central, reduzindo a fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). O equipamento também permitirá melhor investigação diagnóstica das crianças cardiopatas, além de ser pré-requisito para implantação do serviço de transplante hepático, grande projeto do Martagão para o ano de 2014.
O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, visitou o espaço e parabenizou a equipe do Martagão, reforçando a importância da instituição para a saúde de milhares de crianças. Solla foi homenageado pela equipe do Martagão, por ter viabilizado, ao longo do mandato, importantes projetos, a exemplo do 600 Corações, que permitiu zerar a fila de crianças à espera de cirurgias cardíacas.
*Ascom HMG