Sala de tomografia é inaugurada no Hospital Martagão Gesteira

Sala de tomografia é inaugurada no Hospital Martagão Gesteira

Funcionários, autoridades e pais do Hospital da Criança Martagão Gesteira participaram nesta terça-feira (14) da inauguração da sala de tomografia do hospital. O espaço, localizado próximo ao ambulatório geral da instituição, passou por adequações estruturais. O projeto, avaliado em R$ 1,7 milhão, é fruto de um convênio firmado com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e vai oferecer suporte diagnóstico a cerca de 500 crianças por mês, um total de 6 mil crianças anualmente.

O tomógrafo, um Aquilion CXL de 128 canais, é o primeiro em todo o Estado a oferecer mecanismo de radiação reduzido, próprio para crianças. A primeira beneficiada foi a pequena Mikaele, de apenas 1 ano, que realizou o exame na manhã de terça (14). Segundo o pai da paciente, a busca pelo exame já durava 5 meses e vai permitir o diagnóstico apropriado para o tratamento da filha.

tomografia_martagao
Foto: Divulgação

Com o tomógrafo, o Hospital Martagão Gesteira poderá oferecer mais rapidez no diagnóstico e tratamento do câncer infantil, especialmente crianças portadoras de tumores do Sistema Nervoso Central, reduzindo a fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). O equipamento também permitirá melhor investigação diagnóstica das crianças cardiopatas, além de ser pré-requisito para implantação do serviço de transplante hepático, grande projeto do Martagão para o ano de 2014.

O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, visitou o espaço e parabenizou a equipe do Martagão, reforçando a importância da instituição para a saúde de milhares de crianças. Solla foi homenageado pela equipe do Martagão, por ter viabilizado, ao longo do mandato, importantes projetos, a exemplo do 600 Corações, que permitiu zerar a fila de crianças à espera de cirurgias cardíacas.

*Ascom HMG

 

Agenda da Semana

20 a 24 de Maio

20/05

 (Segunda)

(09:15) Audiência na 2ªVT de Feira de Santana com a empresa IMAPS.

(09:30) Audiência na 37ªVT de Salvador com o Martagão Gesteira.

(10:00) Mediação com a empresa US Serviços Médicos no MPT.

(14:00) Assembleia geral do DIEESE para aprovação de estatuto.

21/05

(Terça)

(09:00) Semana de Enfermagem em Brasília-DF.

(10:30) Audiência na 37ªVT de Salvador com o Hospital Aeroporto.

(16:00) Reunião com a Unisaude.

 

22/05

(Quarta)

Agenda interna.

23/05

(Quinta)

(08:00) Semana de Enfermagem na UNEB de Senhor do Bonfim-BA.

24/05

(Sexta)

(10:00) Mediação com o Hospital Santa Izabel no MPT.

85ª Semana Brasileira de Enfermagem: 12/05 a 20/05

2a Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde: 20/5 a partir de 14 horas e 21 e 22/5, de 8 as 17 horas.

Confira também!

SAÚDE NÃO É MERCADORIA! Trabalhadores da rede privada de saúde iniciam campanha para cobrar melhores condições de trabalho à Hapvida

PROCESSOS GERIR

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos te ajudar?