Portal Varela Notícias ouve denúncia do SEEB sobre atrasos salariais

Portal Varela Notícias ouve denúncia do SEEB sobre atrasos salariais

Leia na íntegra a matéria publicada no portal de notícias:

“O Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (Seeb) denunciou mais uma vez os atrasos salariais dos enfermeiros que trabalham para hospitais que são administrados por empresas terceirizadas. Nesta quarta-feira (20), o Varela Notícias conversou com a presidente do Seeb, Lúcia Duque, sobre a situação.

De acordo com Lúcia, as empresas escolhidas para gerir estas unidades de saúde estão descumprindo um dos artigos do edital de licitação. “Um dos requisitos é que as empresas tenham capital para suprir atrasos. Os salários, todo mês, são pagos atrasados e não são pagas férias. A alegação dessas empresas é que estão aguardando o repasse da Sesab [Secretaria de Saúde do Estado da Bahia], mas não dá para ficar só aguardando o repasse, porque às vezes atrasa. É por isso que eles precisam ter uma reserva em caixa, exatamente para suprir esses atrasos”, explicou.

Ainda segundo a presidente, esta situação já se arrasta há três anos e o caso já foi levado para o Ministério Público do Trabalho (MPT). “Todas as empresas só pagam quando juntam o segundo salário, aí os trabalhadores adoecendo, endividados… A enfermagem, especificamente, é que fica na linha de frente do cuidado, das emergências. Um [alto] índice de falta, porque as pessoas não têm dinheiro nem para trabalhar. A gente já levou essa situação para o Ministério Público do Trabalho, para que, através de uma mediação, fosse sanado. De fato houve uma melhora, mas o problema não foi solucionado, os trabalhadores continuam não recebendo no quinto dia útil”, lamentou.

VN entrou em contato com a Sesab que explicou, por meio de nota, que o pagamento dos salários é de responsabilidade de cada empresa, contudo não se posicionou sobre a denúncia de que as empresas supostamente não cumprem parte do edital de licitação. “Cada empresa é responsável pelo pagamento dos vencimentos dos seus profissionais. A Secretaria da Saúde do Estado faz repasses consecutivos para as empresas que prestam serviços em suas unidades”, explicou a Secretaria.

Para discutir a situação dos funcionários das terceirizadas, o Sindicato irá promover um seminário no próximo sábado (23), a partir das 8h30, no Hotel Porto Bello, no bairro de Ondina, em Salvador. Intitulado “A Terceirização no Serviço Público – Pelo Fim dos Atrasos das Terceirizadas na Saúde”, o debate conta com o apoio de mais de dez sindicatos”.

Agenda da Semana

27 de Maio a 01 de Abril

27/05

 (Segunda)

(14:00) Reunião com a Fesf Sus.

28/05

(Terça)

(10:00) Audiência Pública em Feira de Santana.

29/05

(Quarta)

(08:30) Audiência de conciliação com a FBC na Justiça do trabalho.
(09:30) Reunião com a Fesf Sus.
(10:15) Audiência na 2ª VT de Alagoinhas com IBDAH.
(14:00) Reunião com a CUT/BA.

30/05

(Quinta)

(30/05) – Feriado.

31/05

(Sexta)

Recesso.

01/06

(Sábado) 

Fórum Popular de Saúde de Feira de Santana.

Confira também!

Processo IBR Vitória da Conquista

SAÚDE NÃO É MERCADORIA! Trabalhadores da rede privada de saúde iniciam campanha para cobrar melhores condições de trabalho à Hapvida

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos te ajudar?