No último sábado, 21.05, demos início ao nosso Curso de Formação Sindical. Foi com muita satisfação e empolgação que começamos essa jornada que terá um total de seis módulos. A iniciativa, que partiu da diretoria do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (SEEB) e da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi bem recebida pelos colegas. O Curso teve um início positivo e contou com a participação ativa dos presentes, principalmente durante o debate.
O segundo módulo será apresentado nos dias 15 e 16 de julho, na Escola de Enfermagem da UFBA. O tema será “Política: quem manda, como manda e por que manda?”. Trataremos sobre os movimentos de trabalhadores no Brasil e no mundo: para que surgiram e a história do sindicalismo na Enfermagem e o SEEB.
O objetivo principal do curso é o de contribuir para a formação política dos Enfermeiros. Nossa categoria necessita de novas lideranças e esperamos que os (as) Enfermeiros (as) possam estar capacitados para serem os futuros representantes sindicais nos temas referentes à atuação política, movimento sindical e transformação do trabalho.
A força da categoria é a nossa principal ferramenta. Nossas vitórias só foram alcançadas com muito esforço, muita luta e muita união. Trazer os profissionais para os espaços de luta e de assembleia é o primeiro passo para alcançar nossos objetivos. Fazer com que nossas vozes sejam ouvidas é a forma que conseguimos que nossas reivindicações sejam aceitas e respeitadas.