Segundo informações divulgadas pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-5), nesta sexta-feira, 2, a Justiça do Trabalho decidiu que o Hospital Espanhol deverá ser vendido, para quitar dívidas trabalhistas que somam R$ 135 milhões.
O desembargador Jeferson Alvez Muricy, quem assinou a decisão, afirma que a Real Sociedade Espanhola de Beneficência, responsável pelo Hospital, não vendeu a unidade de saúde, além de não indicar alguns bens que poderiam ser vendidos para sanar a dívida.
O Edital para a venda do Hospital será feito pela Coordenadoria de Execução e Expropriação do TRT. Segundo informações do G1-BA, os representantes do Hospital ainda não receberam qualquer comunicado oficial da decisão da Justiça do Trabalho.
O Hospital Espanhol funcionava no bairro da Barra e, ao encerrar suas atividades em 2014, demitiu mais de dois mil funcionários que, até hoje, ainda não receberam seus salários atrasados e direitos trabalhistas.
O fechamento do Espanhol foi uma grande perda para a saúde no nosso Estado. Desde o início deste ano, o Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (SEEB), juntamente com os ex-funcionários da casa e outros Sindicatos, se reuniram em manifestações e assembleias cobrando do poder público uma posição sobre o destino do HE.
Agora, mesmo após esta decisão, não iremos nos acomodar. O SEEB continuará vigilante para que os ex-funcionários sejam devidamente ressarcidos. Não aceitaremos nenhum direito a menos!