Outubro Rosa

Outubro Rosa

O autoexame das mamas é a forma mais comum para se detectar algum nódulo. Em boa parte dos casos, os nódulos são benignos, mas o câncer de mama ainda é a doença que mais mata mulheres no país.

Mulheres a partir dos 20 anos já podem começar a realizar o autoexame, ele pode ser feito uma semana após a menstruação, porque os seios estarão menos sensíveis e inchados. Se a mulher está na menopausa, o exame pode ser realizado uma vez ao mês. É importante lembrar que o autoexame não exclui a importância de se fazer a mamografia, procedimento que é realizado com um aparelho de raio-x. A mamografia é um exame obrigatório para mulheres a partir dos 40 anos, ou a partir dos 35 anos, se houver casos recorrentes de câncer de mama na família, e é feito durante o exame de rotina, geralmente uma vez por ano.

Sabe como fazer o autoexame? Atenção aos passos!

– Em um ambiente bem iluminado, procure alterações da mama (caroços ou manchas).

– Observe se o mamilo apresenta saída de alguma secreção, mas com cuidado, porque é uma área sensível.

Se toque!

– Levante o braço esquerdo até a cabeça e apalpe a mama esquerda com a ponta dos dedos da outra mão, depois repita o mesmo procedimento na outra mama. Procure áreas endurecidas, nódulos ou gânglios (conhecido como “ínguas”).

– O autoexame também pode ser realizado na posição deitada, os procedimentos são os mesmo do que é feito em pé.

Previna-se! Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores são as chances de cura.

outubro-rosa---seeb

Agenda da Semana

Agenda SEEB 15 a 19 de Junho

22/06

 (Segunda)

(11:00) Reunião do Fórum Nacional de Enfermagem.

23/06

(Terça)

Recesso junino

24/06

(Quarta)

Feriado

25/06

(Quinta)

Agenda Interna

26/06

(Sexta)

(09:00) Roda de conversa com alunos da graduação da EEUFBA

(Sábado) 

Confira também!

PAUTA PARA NEGOCIAÇÃO COLETIVA COM OS SINDICATOS PATRONAIS – 2026/2027

LISTA DE ENFERMEIROS/AS DAS OBRAS SOCIAIS IRMÃ DULCE