No último dia 14/09, o município de Belmonte, na região extremo-sul da Bahia, demonstrou a força da união da Enfermagem, se consolidado como o primeiro município desta região a aprovar a lei que assegura a carga horária de trabalho em 30 horas, para toda a categoria. Essa mobilização só foi possível por haver total engajamento do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (SEEB), que através de seus representantes regionais, André Rodrigues e Raiana Lemos, conseguiram envolver os profissionais nesta luta. Por sua vez, a enfermeira Maria Lúcia, atrelada aos representantes sindicais e o município de Belmonte (a exemplo do Presidente da Câmara, Alvino Matos e do secretário de Saúde, Márcio Rocha), conseguiu em pouco tempo sensibilizar o Executivo e o Legislativo, fazendo com que a votação do projeto se desse em uma única sessão. O projeto, que foi enviado pelo vereador Carlos Oliveira de Aguiar, deverá ser sancionado pela Prefeita Alice Maria Magnavita de Brito e publicado em breve no Diário Oficial de Belmonte.
Em breve, o SEEB fará uma vista à região para prestar os devidos agradecimentos em nome da Enfermagem Baiana.É sabida a importância do trabalho desenvolvido por esta equipe e ao ouvir os vereadores em seus discursos unânimes, destacando a relevância do nosso trabalho, pudemos perceber que a valorização e reconhecimento é uma realidade que está sendo alcançada por nós.
Esta é uma vitória que deve ser comemorada por todos, vamos unidos na luta por uma Enfermagem respeitada e digna para todos os trabalhadores e, consequentemente, usuários dos serviços que são prestados. Juntos somos fortes!