Reunião Fesf e Sesab

Reunião Fesf e Sesab

Ontem, 27/07, aconteceu uma reunião dos trabalhadores da Fesf-SUS e a Diretoria da Sesab, no auditório do Centro de Referência Estadual para Assistência ao Diabetes e Endocrinologia (CEDEBA). O Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (SEEB) foi representar o os Enfermeiros da Fesf. O presidente da Fesf-SUS, Carlão, fez um breve histórico dos passos dados pela Fesf no sentido de tentar manter o contrato com a Sesab desde abril seguindo os trâmites legais que seria, manifestar interesse na renovação no prazo de 90 dias. Porém o mesmo ressaltou que a SESAB não responde a nenhuma solicitação, se silenciando totalmente.

O prazo era até 24/07 visto que esses Enfermeiros teriam que entrar em aviso prévio no caso de encerramento já que o contrato FESF X SESAB finda em 24/08. Segundo os representantes da empresa, diversos órgãos já foram acionados na tentativa de intervenção visto que além de postos de trabalho, os serviços ofertados pela Fesf serão descontinuados.  O MP, MPT, comissão de saúde da ALBA, Conselho Estadual de Saúde, COSEMS, Procuradoria geral ainda não se manifestaram formalmente.

Aparentemente, a empresa acredita que conseguirá reverter esse processo de suspensão do contrato, no entanto, já foi encaminhado aos trabalhadores o comunicado do aviso prévio e a opção para os trabalhadores de carreira que queiram suspender o contrato por tempo indeterminado ao invés de rescindir.  Nestes casos os trabalhadores deverão fazer uma solicitação de próprio punho pedindo a suspensão. Ao ser questionada se teria condições financeiras de assumir os passivos trabalhistas após o encerramento do contrato, a Fesf admitiu que depende do repasse da SESAB, que atualmente deve em torno de 40 milhões à Instituição.

Ao final, o SEEB juntamente com o advogado, Felipe Chaves, se reuniu com os (as) Enfermeiros (as) da Fesf a fim de explicitar as orientações jurídicas. De início, os profissionais foram orientados a não assinarem o aviso prévio, visto que por se tratar de demissão em massa, deveria ter sido negociada junto ao Sindicato. Já foi enviada uma correspondência à Fesf com essa orientação do nosso jurídico. Também convocamos a categoria para nos unirmos e lutarmos para que os trabalhadores não sejam penalizados ao final desse processo.

Paralelamente à essas reuniões, os próprio Enfermeiros estão se movimentando com o intuito de sensibilizar o governador sobre a importância de manter o contrato da Sesab com a Fesf-SUS. Estão se alinhando com a agenda do governador para que aonde ele esteja despachando,  exista algum movimento de trabalhadores.  Foi feita uma carta e entregue ao governador e a orientação dada na reunião é que essa carta seja reproduzida de modo que no interior os colegas da Fesf possam entregar também quando o governador estiver.

 

Agenda da Semana

22 a 26 de Abril

29/04

 (Segunda)

(19:30) Assembleia com Enfermeiras/os da Fundação Baiana de Cardiologia.

30/04

(Terça)

(08:30) Seminário sobre Transtornos mentais no local do trabalho no auditório do Hospital Ana Nery.

(18:00) Reunião do Fórum Nacional da Enfermagem.

01/05

(Quarta)

Feriado

02/05

(Quinta)

(10:00) Reunião da diretoria da FNE.

(14:00) Audiência no MPT.

(19:30) Reunião de diretoria do SEEB.

03/05

(Sexta)

(10:00) Reunião com a empresa Cardioimagem.

(14:00) Reunião com o Sindhosba.

Confira também!

Processo SEEB X FBC

LISTA DE DIVULGAÇÃO HOSPITAL MARTAGÃO GESTEIRA

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos te ajudar?