Não existe uma boa sociedade sem um bom sindicato”, atesta Papa Francisco

Não existe uma boa sociedade sem um bom sindicato”, atesta Papa Francisco

Em mensagem endereçada aos sindicatos de todo o mundo, no dia 28 de junho deste ano, o Papa Francisco profere duras críticas ao modelo político e social exploratório que privilegia grupos específicos enquanto muitos trabalhadores são ceifados de seus direitos e idosos são obrigados a trabalhar por anos para ter o direito à aposentadoria.

Para a autoridade católica, a atuação das entidades sindicais é uma forma legítima de construir o novo pacto social.Para ele, um dos maiores desafios dos sindicatos hoje é proteger não só quem está dentro do mercado de trabalho, mas também quem está fora dele, descartado ou excluído. O capitalismo do nosso tempo não compreende o valor do sindicato, porque esqueceu a natureza social da economia. Este é um dos maiores pecados”, explicou.
Destacou ainda que habitar os ambientes periféricos pode se tornar um plano de ação, uma prioridade do sindicato atual e futuramente, apontou o Papa. “Não existe uma boa sociedade sem um bom sindicato. E não há um bom sindicato que não renasça todos os dias nas periferias, que não transforme as pedras descartadas da economia em pedras angulares. Sindicato é uma bela palavra que provém do grego syn-dike, isto é, ‘justiça juntos’. Não há justiça se não se está com os excluídos”, finalizou.

 

Agenda da Semana

27 de Maio a 01 de Abril

27/05

 (Segunda)

(14:00) Reunião com a Fesf Sus.

28/05

(Terça)

(10:00) Audiência Pública em Feira de Santana.

29/05

(Quarta)

(08:30) Audiência de conciliação com a FBC na Justiça do trabalho.
(09:30) Reunião com a Fesf Sus.
(10:15) Audiência na 2ª VT de Alagoinhas com IBDAH.
(14:00) Reunião com a CUT/BA.

30/05

(Quinta)

(30/05) – Feriado.

31/05

(Sexta)

Recesso.

01/06

(Sábado) 

Fórum Popular de Saúde de Feira de Santana.

Confira também!

Processo IBR Vitória da Conquista

SAÚDE NÃO É MERCADORIA! Trabalhadores da rede privada de saúde iniciam campanha para cobrar melhores condições de trabalho à Hapvida

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos te ajudar?