Dia 12/05 o Comitê de Enfermagem para enfrentamento da Covid-19 na Bahia visitou o Hospital da Mulher em Feira de Santana para apurar denúncias referentes à dobra de serviço, falta de EPIs e de treinamentos, existência de profissionais afastados pela Covid-19, problemas na estrutura física e no fluxo da unidade.
O enfermeiro Davi Apóstolo ( SEEB) e Ivanilda Brito (Sindisaúde rede pública) representaram o Comitê, e em conjunto com
as fiscais do Coren-Ba Fábia Quele e Evelyn Moura e a conselheira Dart Clair Cerqueira reuniram-se com os gestores da do hospital.
Os representantes do hospital relataram que foram afastados 04 médicos, 02 enfermeiros e 02 trabalhadores do setor administrativo por Covid-19.
Segundo a empresa responsável pela gestão será realizado o teste para Coronavírus em todos os/as funcionários/as e pacientes até o dia 15 de maio.
Os/as trabalhadores/as sintomáticos e os/as que foram expostos estão sendo afastados e aguardam o resultado do exame.
O hospital conta com 98 enfermeiros/as e 250 técnicos/as em enfermagem.
Foi apresentado o plano de contingência e sugerido o treinamento diário com os/as trabalhadores/as.
O hospital não possue programa de acompanhamento psicológico para os trabalhadores. Na visita aos setores foi observado a utilização de máscara caseira pelos trabalhadores, desconforme as recomendações do MS.
Foi criado um setor com 04 leitos de retaguarda para pacientes com Covid-19 que ainda não foi utilizado por falta de ajustes.
Foi realizado orientações e distribuição dos impressos do Comitê.
Sinalizou-se para a gestão a necessidade de regulariz vcação das pendências no serviço devido à exposição dos/as trabalhadores/as.