Cebes publica nota de repúdio contra o “Novo Sistema Nacional de Saúde”

Cebes publica nota de repúdio contra o “Novo Sistema Nacional de Saúde”

O Cebes (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde) publicou uma nota de repúdio contra o “Novo Sistema Nacional de Saúde”. Confira a nota publicada, na íntegra, abaixo:

 

 

“O Cebes repudia veementemente a proposta apresentada por uma Federação Brasileira de Planos de Saúde (FEBRAPLAN) para construir sistema de saúde em substituição do Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS foi criado na mesma época histórica da Constituição Federal. Afirma essencialmente que saúde é direito de todos e dever do Estado. Segue tendências de países que oferecem um sistema universal, garantindo bem estar a toda sua população, como o Canadá e o Reino Unido.

 

Fazer um sistema de saúde a partir dos planos de saúde, como ocorre nos Estados Unidos, prejudica os mais pobres, que passam a morrer por não terem dinheiro para tratamento de saúde. Além disso, é irracional, em termos econômicos, sendo muito mais caro e ineficiente. Os mesmos Estados Unidos gastam muito mais em saúde para obterem resultados muito piores em termos de expectativa de vida ou mortalidade infantil, por exemplo.

 

O SUS nunca foi adequadamente financiado, e uma das razões é o excesso de benefícios fiscais que os planos de saúde ganham do Estado. Outro ataque que irá estrangular o SUS é a Emenda Constitucional 95, de teto de gastos, que irá congelar os investimentos em saúde, educação e assistência social pelos próximos 20 anos.

 

Ao invés de construir um novo sistema de saúde, o que precisamos é fazer cumprir o que está previsto no SUS, financiando adequadamente o sistema, e impedindo que os planos de saúde se apropriem indevidamente desses recursos.

 

Em meio a esse afronta ao direito à saúde legitimado pela constituição, conclamamos à todas e todos para que debates e discussões locais sejam orientadores da 16¤ Conferência Nacional de Saúde em 2019. Em defesa da democracia e do SUS público, gratuito e de qualidade!”

Agenda da Semana

25 a 29 de Setembro de 2023

25/09

 (Segunda)

(09:00) Manifestação na SESAB.
(15:00) Reunião com o SINDERJ.
(16:00) Reunião com a FESF SUS.

26/09

(Terça)

(09:00) Audiência no CEJUSC com o Hospital Sagrada Família.
(15:00) Reunião com a Rede Dasa.
(19:30) Live com DIEESE e SEEB.

27/09

(Quarta)

(08:20) Audiência na justiça do trabalho com o Hospital Cardio Pulmonar.
(14:00) Mediação com o SINDHOSBA na SRTE.

28/09

(Quinta)

(10:00) Mediação com o SINDERJ no MPT. (10:30) Audiência na delegacia de Amaralina.
(14:00) Reunião da CISTT/23.
(19:30) Reunião com a as/os Enfermeiras/os da região Oeste.

29/09

(Sexta)

(11:00) Mediação no MPT com grupo de empresas do setor privado.
(19:30) Reunião do jurídico com enfermeiras do processo da APMI.

Confira também!

Comissão eleitoral publica Edital com deferimento da Chapa Nº1

Lista do Processo Adicional Noturno OSID

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos te ajudar?