Aconteceu hoje, 24.03, uma Reunião do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (SEEB), Sindicato dos Fisioterapeutas (SINFITO-BA) e Sindsaúde Rede Privada, com a Diretoria Financeira da Fundação José Silveira. Os salários dos trabalhadores, referentes à folha de fevereiro, ainda não foram pagos e os Sindicatos presentes exigiram que a FJS regularize de imediato tais salários. Segundo representantes do financeiro da Fundação, os pagamentos não foram realizados por falta de repasse da Sesab.
Foi mencionado à FJS, pelos Sindicatos presentes, que as empresas terceirizadas que atualmente estão prestando serviços à Sesab devem ter lastro financeiro para cobrir atrasos de repasses. A Fundação alega atrasos de repasse desde dezembro de 2015, no entanto as demais empresas terceirizadas do Estado já realizaram os seus pagamentos. Foi levantado em questão que políticas internas entre a Sesab e a Fundação não podem prejudicar os trabalhadores. Não iremos aceitar que os funcionários sejam prejudicados por questões internas.
A Fundação alegou que ontem, 23.03, foi feito um repasse no valor de R$ 896.885.17,00, como este valor não cobre toda a folha de pagamento, a Sesab se comprometeu em repassar o restante no dia 28.03.
Os Sindicatos propuseram que fossem pagos 60% do valor para todos os trabalhadores, com este repasse que já foi feito, no entanto, a Fundação alegou que o valor apenas será visualizado na conta na segunda-feira e se comprometeu em realizar os pagamentos no dia 31.03.
Ao final, ficou deliberado o seguinte:
– Não aceitaremos pagamentos diferenciados, deverão ser únicos para todos os trabalhadores e de todos os hospitais;
– Se os salários não forem pagos no dia 31.03, os Sindicatos convocarão uma grande manifestação com os trabalhadores e em Assembleia Geral decretaremos greve.
Não iremos aceitar perdas para o trabalhador. Vamos lutar até o fim por uma saúde de qualidade e pelo respeito ao profissional.
Juntos somos mais fortes!