SEEB contra a violência sofrida pelos profissionais da Enfermagem

SEEB contra a violência sofrida pelos profissionais da Enfermagem

Cada vez mais temos vivido um cenário onde os prejuízos das más condições de muitos serviços de saúde que são oferecidos em todo o país não afeta somente a população que busca por atendimento: do outro lado desse problema está o profissional que, além de atender com poucos meios de prestar o devido socorro ao paciente, é muitas vezes pressionado e responsabilizado pelas falhas, chegando até mesmo a sofrer agressões verbais e físicas.
De acordo com uma pesquisa realizada pelos Conselhos Regional de Medicina e Enfermagem de São Paulo (Cremesp e Coren-SP, respectivamente), quase 60% dos médicos e cerca de 55% dos enfermeiros já haviam sofrido algum tipo de violência no trabalho.
Acredita-se que o principal fator que contribui para esse quadro reside na sobrecarga do sistema público de saúde, nas más condições de atendimento com quantidade insuficiente de médicos, baixo estoque de medicamentos, aparelhos e leitos, falta de fiscalização dos locais de trabalho, pouca capacitação profissional e insuficientes campanhas informativas.
Além disso, considerando que a Enfermagem costuma estar na linha de frente do atendimento, o fato de ser uma classe composta majoritariamente por mulheres se torna mais um agravante para o quadro de desrespeito.
Por essa razão, o COFEN lançou no mês de maio desse ano a campanha “Respeito na Veia”, para tratar de um assunto que necessita de mais debates e resoluções efetivas.
E, com a chamada “não descuide de quem cuida”, o SEEB endossa também um movimento com os mesmos fins de sensibilização e conscientização, levantando em todas em todas as suas redes a questão para ser discutida.
É preciso que não nos calemos diante desse cenário, nem tampouco podemos nos intimidar. Participe das campanhas em sua instituição e entre em contato com o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren) e com o Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia quando necessário, para denunciar alguma agressão sofrida. Juntos somos mais fortes!

Agenda da Semana

Agenda SEEB 15 a 19 de Junho

15/06

 (Segunda)

(08:30) Audiência com o Hospital Aristides Maltez na 24 VT de Salvador-Ba.
(16:00) Reunião do Fórum Nacional de Enfermagem.

16/06

(Terça)

(09:00) Reunião com a SESAB.
(14:00) Reunião da CISTT Feira de Santana-Ba.
(15:00) Reunião com a Rede Do’r e com IGH.

17/06

(Quarta)

(14:00) Reunião do CMS de Salvador.

18/06

(Quinta)

(16:00) Reunião com a FJS.

19/06

(Sexta)

Agenda Interna.

Recesso de São João- 22/06 a 24/06

(Sábado) 

Confira também!

PAUTA PARA NEGOCIAÇÃO COLETIVA COM OS SINDICATOS PATRONAIS – 2026/2027

LISTA DE ENFERMEIROS/AS DAS OBRAS SOCIAIS IRMÃ DULCE