Na última sexta-feira (03/07) foi realizada uma reunião com o Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Villas Boas. O Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia levantou as seguintes pautas:
FESF-SUS
Empresas Terceirizadas
Hospital Espanhol
Concurso publico 2008 – Ação civil pública
Efetivação de mesa de negociação do SUS
Segurança dos profissionais nas unidades do Estado
Insalubridade
Confira o que foi discutido na reunião sobre as pautas que foram apuradas:
Os contratos dos profissionais da Enfermagem da FESF-SUS serão encerrados em agosto, quando o Estado assumirá os pagamentos de salários, 13º e férias. Estes trabalhadores terão seus contratos suspensos e serão absorvidos por outras empresas terceirizadas do Estado e a FESF-SUS retornará a sua função inicial de assumir a atenção básica dos municípios.
Questionado pelo SEEB sobre os baixos salários e as péssimas condições de trabalho em que são submentidos os Enfermeiros que trabalharam em empresas terceirizadas, Villas Boas afirmou que irá solicitar uma planilha dos salários dos Enfermeiros na capital e maiores regiões. Para que, desta forma, possa futuramente, definir e negociar com o Sindicato um piso salarial para os Enfermeiros.
Em relação ao Hospital Espanhol, o secretário informou que o Estado aguarda o leilão e também já está negociando com o Grupo Hospitalar onde fará a quitação das dívidas trabalhistas e assumirá o Hospital.
Outro assunto que entrou em pauta foi o concurso público de 2008, foi solicitado pelo SEEB a retirada do processo de ação civil pelo Estado para a liberação das vagas que ainda estão retidas. Tal questão foi negada e também, segundo o secretário de saúde não existe previsão para a realização de outro concurso.
Também foi solicitado pelo SEEB o funcionamento da mesa de negociação dos trabalhadores do SUS, onde o Secretário autorizou que sua assessoria tomasse as providências para tal efetivação. E foi requerido também que se realizasse um convencia junto com a Secretaria de Justiça para garantir maior segurança aos trabalhadores da enfermagem nas unidades de saúde do Estado. Em relação a Insalubridade, foram questionadas as perdas salariais dos Enfermeiros e demais trabalhadores, e a justificativa foi de que se está acatando uma determinação do Tribunal de Contas do Estado.
Por fim, o SEEB, juntamente com sua assessoria jurídica irá encaminhar o que foi solicitado e seguirá cobrando das autoridades competentes a valorização da nossa categoria.
Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia
Diretoria: Triênio 2014/2017