Nota de Repúdio: Dispensação de medicamentos por enfermeiras(os)

Nota de Repúdio: Dispensação de medicamentos por enfermeiras(os)

O SEEB repudia o parecer n° 145/2018 de 05/06/18 do Conselho Federal de Enfermagem, aprovado na 501° Reunião Ordinária desta autarquia, onde autoriza a dispensação de medicamentos por enfermeiras(os). Ao deferir tal matéria, o Cofen colabora para o aumento da intensidade do trabalho da enfermeira(o), colocando sob esta/este trabalhadora(or) mais uma atividade, sem que esta incorporação acrescente mais valor aos salários ou ao reconhecimento social da profissão.

 

A dispensação de medicamentos não agrega capital político ou científico à profissão da(o) enfermeira(o), além de provocar uma competição direta entre enfermeiras(os) e farmacêuticos(as), servindo apenas para a desunião entre a classe trabalhadora. Certamente, esta decisão do Cofen beneficia somente os empregadores, que aproveitarão a força de trabalho das(os) enfermeiras(os) para mais esta função, sem gerar novos empregos. Ressaltamos que em muitos municípios, as(os) enfermeiras(os) empreenderam lutas para não exercer a função de dispensação de medicamentos, e obtiveram sucesso nisto. Esta resolução abre um precedente perigoso para que a situação se reverta.

 

Conclamamos às(os) enfermeiras(os) do estado da Bahia que não aceitem mais esta função e busquem o SEEB para denunciar assédio por parte dos empregadores impelindo as/os trabalhadoras(es) a dispensar medicações.

 

#vocênãoestásozinha⠀
Gestão Juntos Somos Fortes

Agenda da Semana

27 de Maio a 01 de Abril

27/05

 (Segunda)

(14:00) Reunião com a Fesf Sus.

28/05

(Terça)

(10:00) Audiência Pública em Feira de Santana.

29/05

(Quarta)

(08:30) Audiência de conciliação com a FBC na Justiça do trabalho.
(09:30) Reunião com a Fesf Sus.
(10:15) Audiência na 2ª VT de Alagoinhas com IBDAH.
(14:00) Reunião com a CUT/BA.

30/05

(Quinta)

(30/05) – Feriado.

31/05

(Sexta)

Recesso.

01/06

(Sábado) 

Fórum Popular de Saúde de Feira de Santana.

Confira também!

Processo IBR Vitória da Conquista

SAÚDE NÃO É MERCADORIA! Trabalhadores da rede privada de saúde iniciam campanha para cobrar melhores condições de trabalho à Hapvida

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos te ajudar?