Colegas,
O Jornal da Metrópole, em 17 de dezembro de 2015, publicou em seu jornal uma matéria com o título “de olho no migué”, o qual apresenta que em períodos de festas de fim de ano os casos de profissionais da saúde que faltam aos plantões aumentam. As matérias estão disponíveis nos seguintes links: <http://www.metro1.com.br/jornal/36,de-olho-no-migue.html> e <http://www.metro1.com.br/jornal/36,de-olho-no-migue.pdf>
Na capa, uma funcionária da saúde com aparência de frustração por perder as festas, como diz a matéria, “a farra foi interrompida”. No texto, servidores públicos expostos como farristas, ridicularizando, deste modo, os trabalhadores do Estado. Os profissionais da saúde desempenham um importante papel na sociedade como um todo, apresentar todos os servidores da mesma forma, simplesmente rebaixa os funcionários a meros “farristas”.
Nós, do Sindicato dos Enfermeiros da Bahia, nos posicionamos totalmente contra essa matéria, como profissionais da saúde, exigimos respeito! Nosso serviço é árduo, e é diária a luta pela valorização profissional, melhoria no SUS e nas condições de trabalho.
Não iremos aceitar tal generalização, nosso compromisso com os pacientes e com a saúde como um todo é sério e deve ser respeitado. Todos nós devemos ser respeitados!
Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia, 21/12/2015.