Funcionário agredido dentro do Hospital Roberto Santos
Na madrugada do último domingo, 06.03.16, um técnico de enfermagem do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), no bairro do Cabula, foi assaltado e agredido no elevador do Hospital. O HGRS é administrado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Segundo o técnico, Frederico Ribeiro, em entrevista para o portal de notícias Bocão News, o assaltante o abordou no elevador e, ao se recusar a entregar a carteira, entrou em luta corporal com o homem, que estava armado. A matéria pode ser conferida neste link.
Mais uma vez o Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (SEEB) vem a público cobrar segurança para os profissionais da saúde. É inadmissível que o funcionário não se sinta seguro em pleno local de trabalho. Infelizmente, casos como este não são isolados, o funcionário trabalha com medo e receio, não só em casos de assalto, mas também embates com pacientes e familiares. Segundo Frederico Ribeiro, o Hospital é carente de segurança e colegas já foram agredidos por acompanhantes de pacientes.
Em nota, a Sesab informou que está apurando o caso junto à polícia e ressaltou que o Roberto Santos possui segurança em todas as portarias. Se há segurança de fato, qual o motivo de os funcionários irem trabalhar com medo? Exigimos respeito aos profissionais da saúde, casos como este desqualificam a instituição e apavoram funcionários e pacientes.
O Sindicato está na luta contra a violência aos profissionais da Enfermagem desde muito tempo. No ano passado, participamos de uma roda de debates sobre violência em instituições de trabalho, na TV Assembleia. Não iremos nos calar, vamos continuar na luta por uma saúde de qualidade para todos!
Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia, Salvador, 08 de março de 2016.