No dia 12 de maio comemoraremos o Dia Internacional da Enfermagem. Uma data especial, para homenagear uma das profissões mais abnegadas e solidárias que existem. E apesar de tanta luta contra condições de trabalho adversas, pouco reconhecimento, baixos salários, etc, ainda assim, há muito para celebrarmos este dia. Afinal, somos nós, enfermeiros e enfermeiras, uma peça fundamental na promoção da saúde.
A própria formulação das políticas públicas da área depende de nós. Podemos bater no peito e dizer que somos a maior força de trabalho totalizando quase 200 milhões de trabalhadores no mundo, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares. Isto significa que somos a 5ª força de trabalho, e entre o conjunto das 14 profissões de saúde, participamos com 50% da mão de obra empregada.
Sim, somos muitos, e é por isso mesmo que cada vez mais precisamos estar unidos, para que a nossa voz seja ouvida, nossos pleitos sejam atendidos. Só assim, juntos, conseguiremos avançar em lutas históricas como às 30 horas e piso salarial, e enfim, a Enfermagem tenha o prestígio que merece, para que todos tenham a saúde que lhes é de direto.