Cerimônia de posse

Cerimônia de posse

Em discurso na cerimônia de posse da chapa “Ética, Transparência e Participação”, a presidente do Sindicato dos Enfermeiros da Bahia, Lúcia Duque Moliterno conclama em seu discurso que a luta do Seeb não é fácil, desse modo, os enfermeiros precisam se unir na luta por uma enfermagem respeitada.

Leia na íntegra:

“Inicialmente agradecer aos meus familiares pela paciência e compreensão, aos colegas sindicalizados, aos funcionários do sindicato: Juciara, Ana Paula, Vítor e Laísa pela dedicação e compromisso, ao jurídico Drª. Edilma e Dr. Felipe, ao nosso contador Joseval, a Rinha Comunicação, aos colaboradores, conveniados a comissão eleitoral representada pelas enfermeiras Aline Esquivel e Janete Chaves que participaram das eleições e em nome da vice-presidente Edialeda Maia. Parabenizo toda esta diretoria que se encerra, agradecendo a garra e os desafios que foram impostos a todos os quais acabamos de visualizar no vídeo apresentado.

A partir de janeiro de 2015 a chapa ética, transparência e participação iniciará seu mandato, quero inicialmente dar boas vindas aos novos companheiros e companheiras e já agradecer por aceitarem o convite em participar de um projeto político colocando-se à disposição para se envolverem nas lutas coletivas, beneficiando os interesses de mais ou menos 30.000 enfermeiros por todo estado da Bahia.

Companheiro não é nada fácil a luta do sindicato dos enfermeiros do estado da Bahia, até porque, além de lutarmos em prol de um sindicalismo pela defesa dos interesses dos trabalhadores, lutamos por uma sociedade melhor, onde todos possam ser tratados com respeito e dignidade.

Precisamos continuar avançando pela construção coletiva, atuando e trabalhando em conjunto com: COREN, ABEN, sindicatos de categorias e de ramo e estudantes de enfermagem, trilhando na busca por um caminho onde não haja opressão dos trabalhadores, violência contra a mulher, crimes de assedio moral, baixos salários, jornadas extenuantes, desvalorização profissional, sucateamento do SUS, precarização do trabalho e quaisquer outros tipos de discriminação.

A enfermagem vem ampliando a cada dia o seu espaço de poder na área de saúde, atualmente o enfermeiro assume um papel cada vez mais decisivo e proativo no que se refere a identificação das necessidades de cuidado da população,bem como na promoção e proteção da saúde dos indivíduos em suas diferentes dimensões.

Portanto enquanto avançamos na ciência e tecnologia não conseguimos avançar nos espaços políticos. Temos que sair dessa posição cômoda de achar que somente com a técnica vamos resolver os problemas da profissão. Precisamos avançar politicamente, participando, sugerindo, criticando, precisamos eleger parlamentares que realmente representem a saúde e a enfermagem, tenho certeza que este é o nosso grande desafio. Precisamos encontrar fórmulas em trazer os colegas para o debate, para a participação e no envolvimento de todas as nossas problemáticas. Para tanto já iniciamos nesta gestão que encerra a ampliação da diretoria a legitimidade de realizar eleição nos locais de trabalho para escolha de representantes sindicais e ampliação de delegacias nos maiores municípios do interior do estado.

Sei que não será fácil, mas precisamos trazer o enfermeiro para a rua, para a luta, para os espaços de assembleia até porque temos lutas históricas como 30hs, o projeto do piso salarial, fortalecimento do SUS, o combate incessante contra a terceirização na saúde, na qual a enfermagem é um publico alvo.

Nesta nova gestão vamos continuar lutando até porque acreditamos na enfermagem, temos esperança deter uma enfermagem combativa tanto nos espaços da assistência, como no campo da política.

Portanto amigos, familiares, colegas, estudantes e companheiros de luta encerro deixando uma mensagem de um grande ser humano, Charles Chaplin: “Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve. E a vida é muito bela para ser insignificante”.

Obrigado a todos!

e viva a enfermagem brasileira, viva a enfermagem baiana!”

Lúcia Duque Moliterno, discurso de posse, 14/11/2014.

Confira as fotos do evento

Site (2) Site (4) Site (5) Site (6) Site (7) Site (8) Site (9) Site (10) Site (11) Site (12) Site (13) Site (14) Site (15) Site (16) Site (17) Site (18) Site (19) Site (20) Site (21) Site (22) Site (23) Site (24) Site (25) Site (26) Site (27)

Agenda da Semana

20 a 24 de Maio

20/05

 (Segunda)

(09:15) Audiência na 2ªVT de Feira de Santana com a empresa IMAPS.

(09:30) Audiência na 37ªVT de Salvador com o Martagão Gesteira.

(10:00) Mediação com a empresa US Serviços Médicos no MPT.

(14:00) Assembleia geral do DIEESE para aprovação de estatuto.

21/05

(Terça)

(09:00) Semana de Enfermagem em Brasília-DF.

(10:30) Audiência na 37ªVT de Salvador com o Hospital Aeroporto.

(16:00) Reunião com a Unisaude.

 

22/05

(Quarta)

Agenda interna.

23/05

(Quinta)

(08:00) Semana de Enfermagem na UNEB de Senhor do Bonfim-BA.

24/05

(Sexta)

(10:00) Mediação com o Hospital Santa Izabel no MPT.

85ª Semana Brasileira de Enfermagem: 12/05 a 20/05

2a Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde: 20/5 a partir de 14 horas e 21 e 22/5, de 8 as 17 horas.

Confira também!

PROCESSOS GERIR

Boletim Especial – Sindicato dos/as Enfermeiros/as do Estado da Bahia

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos te ajudar?