Portal Varela Notícias ouve denúncia do SEEB sobre atrasos salariais

Portal Varela Notícias ouve denúncia do SEEB sobre atrasos salariais

Leia na íntegra a matéria publicada no portal de notícias:

“O Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (Seeb) denunciou mais uma vez os atrasos salariais dos enfermeiros que trabalham para hospitais que são administrados por empresas terceirizadas. Nesta quarta-feira (20), o Varela Notícias conversou com a presidente do Seeb, Lúcia Duque, sobre a situação.

De acordo com Lúcia, as empresas escolhidas para gerir estas unidades de saúde estão descumprindo um dos artigos do edital de licitação. “Um dos requisitos é que as empresas tenham capital para suprir atrasos. Os salários, todo mês, são pagos atrasados e não são pagas férias. A alegação dessas empresas é que estão aguardando o repasse da Sesab [Secretaria de Saúde do Estado da Bahia], mas não dá para ficar só aguardando o repasse, porque às vezes atrasa. É por isso que eles precisam ter uma reserva em caixa, exatamente para suprir esses atrasos”, explicou.

Ainda segundo a presidente, esta situação já se arrasta há três anos e o caso já foi levado para o Ministério Público do Trabalho (MPT). “Todas as empresas só pagam quando juntam o segundo salário, aí os trabalhadores adoecendo, endividados… A enfermagem, especificamente, é que fica na linha de frente do cuidado, das emergências. Um [alto] índice de falta, porque as pessoas não têm dinheiro nem para trabalhar. A gente já levou essa situação para o Ministério Público do Trabalho, para que, através de uma mediação, fosse sanado. De fato houve uma melhora, mas o problema não foi solucionado, os trabalhadores continuam não recebendo no quinto dia útil”, lamentou.

VN entrou em contato com a Sesab que explicou, por meio de nota, que o pagamento dos salários é de responsabilidade de cada empresa, contudo não se posicionou sobre a denúncia de que as empresas supostamente não cumprem parte do edital de licitação. “Cada empresa é responsável pelo pagamento dos vencimentos dos seus profissionais. A Secretaria da Saúde do Estado faz repasses consecutivos para as empresas que prestam serviços em suas unidades”, explicou a Secretaria.

Para discutir a situação dos funcionários das terceirizadas, o Sindicato irá promover um seminário no próximo sábado (23), a partir das 8h30, no Hotel Porto Bello, no bairro de Ondina, em Salvador. Intitulado “A Terceirização no Serviço Público – Pelo Fim dos Atrasos das Terceirizadas na Saúde”, o debate conta com o apoio de mais de dez sindicatos”.

Agenda da Semana

22 a 26 de Abril

22/04

 (Segunda)

(14:00) Reunião com o Sindhosba.

23/04

(Terça)

(10:00) Mediação no MPT com a Santa Casa de Misericórdia da Bahia.

24/04

(Quarta)

(09:00) e (10:00) Mediação no MPT com o município de Feira de Santana.
(14:00) Seminário no MPT sobre acidente de trabalho.

25/04

(Quinta)

(14:00) Plenária da CUT Bahia.

26/04

(Sexta)

(10:00) Reunião da Diretoria da FNE.

25/04 e 26/04 – Congresso Sindical em Fortaleza-CE

Confira também!

LISTA DE PROCESSO DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA

Processos Dra Edilma atualizado em março de 2024

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos te ajudar?